segunda-feira, 12 de abril de 2010

CAFÉ

Olá povo de Deus!!!! "meupequenolugarzinho" está hoje com curiosidadeS sobre o café.


TRUQUES DO MELHOR SABOR DE UM CAFÉ

Muitos preferem curto e forte, outros com leite ou chantilly. Para qualquer tipo de café, o resultado será o melhor para quem seguir os conselhos de quem entende do ramo. Aqui vão alguns conselhos do centro de preparação de café de São Paulo.
- Jamais deixe a água ferver. A água muito quente elimina o oxigênio, cozinha o pó e elimina os aromas. Tire-a logo que começar a borbulhar.
- Não advinhe quantidades. Para uma bebida fraca, use cinco a seis colheres de sopa cheias por litro; para café forte, 8 a 10 colheres.
- Se possível use água filtrada ou mineral. Evite água de torneira, o excesso de cloro altera o sabor da bebida.
- O café moído se deteriora facilmente em contato com a umidade, ar, calor, e com odores estranhos. Guarde-o longe desses riscos.
- Depois de aberta a embalgem o pó deve permanecer na geladeira ou em local fresco, em recipientes plásticos ou de vidro bem fechados ou na própria embalagem.. Depois de dez dias o pó começa a perder a qualidade.
- Prepare somente a quantidade a ser consumida na hora, ou no máximo na hora seguinte. Após esse tempo o sabor vai ficando pior.
- Pelo pó de café deve passar, no coador, apenas água quente, jamais o café anterior, já envelhecido.a recirculação deixa a bebida amarga e desagradável.
- Açúcar demais invade o sabor e estraga o café, mascarando o gosto. A língua da pessoa não sente o paladar.
- Se a água for despejada lentamente, o café resultará escuro e amargo. O tempo limite para um bom sabor é de quatro a seis minutos.
- Evite adoçar o café antes, de uma só vez. A sedimentação do açúcar nas paredes do bule ou da garrafe térmica cria uma crosta que altera o sabor.
- Em filtros de papel, não pressione a camada de café para baixo, deixe o pó espalhar-se uniformemente. Despeje a água em fio, no centro do filtro, sem mexer com a colher.
- O café preserva melhor o sabor quando servido em xícaras de louça ou porcelana.

DA REVISTA GALILEU, ANO 8, N. 94, MAIO 1999, P. 27.

Nenhum comentário:

Postar um comentário